Você está aqui:

Sítios Pedagógicos - NR

NR

NR é um convite à participação e à convivência harmoniosa entre as pessoas, em contato com a natureza.

A proposta educativa do NR contribui para o desenvolvimento integral de seus alunos, que se consolida por meio de práticas esportivas, recreativas, culturais, visita ao zoológico de répteis e atividades dirigidas variadas. Também é um convite à aventura, cujos maiores desafios são estimular a adaptação social, a integração, liberdade e autonomia, com especial atenção para a segurança.

Localização: Sapucaí Mirim – Sul de Minas

Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Ciências, Educação Ambiental.
A quem se destina: alunos do Ensino Fundamental II.

Sítios Pedagógicos - Paiol Grande

“Educar brincando”. Este vem sendo o lema do Paiol Grande desde a sua fundação, em 1946. De fato, a grande preocupação do Paiol é proporcionar a seus frequentadoresimportantes lições de cidadania, solidariedade, ética e moral enquanto eles desenvolvem suas atividades de estudo do meio, de esportes e de lazer.
É uma oportunidade única de complementar os ensinamentos obtidos na sala de aula. A fixação é muito mais fácil. Um importante complemento da educação formal.

Localização: São Bento do Sapucaí / SP

Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Ciências, Educação Ambiental.
A quem se destina: alunos do Ensino Fundamental II.

Paraty e Usina Nuclear

Um passeio a Paraty pode proporcionar muito mais do que um simples lazer. Num ambiente de  imenso valor histórico-cultural, seus alunos poderão circular pelas ruas do Centro Histórico conhecendo igrejas, sobrados e principais monumentos preservados do século XVIII, como também percorrer um trecho do Caminho do Ouro e conhecer fazendas do período colonial.

A importância dada às Artes é outro ponto marcante dessa cidade que muito tem a ser estudada. Sua arquitetura com forte influência maçônica, seu teatro de bonecos, como também seu serviço prestado à literatura brasileira na FLIP (Feira Literária de Paraty) podem desencadear valiosos projetos pedagógicos.

E para finalizar, um belo passeio de barco pela baía de Paraty com águas cálidas e cristalinas, ideais para banho e mergulho.

No caminho de ida ou volta à Paraty, é possível agendar uma visitação à Usina Nuclear de Angra, onde os alunos poderão conhecer o Centro de Informações, que além de oferecer uma vista panorâmica  da Central Nuclear, possui um painel eletrônico que mostra como a energia elétrica é produzida numa usina nuclear e dispõe de diversos vídeos, maquetes e posterssobre energia nuclear, meio ambiente etc.

Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Artes, Biologia, Física, Literatura, Educação Ambiental.
A quem se destina: alunos do Ensino Fundamental II e Médio.

Sítios Pedagógicos - Sítio do Carroção

O que um educador mais deseja é transmitir conhecimentos que sejam inesquecíveis. Para isto, o Sítio do Carroção criou inúmeros projetos pedagógicos que podem ser utilizados em uma viagem cultural muito mais abrangente e excitante para o estudo do meio ambiente. Imersos em um clima de aventura e descoberta, os alunos estarão prontos para assimilar informações e sedimentar conhecimentos que não serão memorizados, mas que se tornarão simplesmente inesquecíveis. Além disso, com uma infraestruturaimpecável, profissionais altamente capacitados e uma organização minuciosa, o Sítio do Carroção faz de sua saída pedagógica um acontecimento inesquecível – e por isso foi eleito pelo Discovery Channel  o Melhor da América Latina.

Localização: Tatuí / SP

Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Ciências, Matemática, Educação Ambiental.
A quem se destina: alunos do Ensino Fundamental II.

Ubatuba: Projeto Tamar e Aquário

Neste passeio à Ubatuba, seus alunos poderão observar de perto a vida marinha, comprovando a beleza e peculiaridade dos animais, muitas vezes conhecidos apenas em fotografias.

Ubatuba é uma das mais importantes bases de pesquisa e conservação que o Projeto TAMAR mantém no país e é a única base de pesquisa do Projeto localizada em área urbana.

O Projeto conta com unidade de reabilitação de tartarugas, Centro de Visitantes, que recebe em média 100 mil pessoas por ano, com aquário e sete tanques de exposição, dois terrárioscom tartarugas terrestres e de água doce, mostra permanente de réplicas, de peças biológicas e de painéis educativos.

 

Os mares e Oceanos ocupam mais de 70% da superfície do planeta e são fundamentais para a existência e propagação da própria vida, incluindo a do ser humano. Essa importância inspirou a criação do Aquário de Ubatuba, que oferece aos seus visitantes a oportunidade de conhecer de perto um pouco do complexo mundo marinho, tendo entre seus atrativos 12 tanques de água salgada (entre eles um dos maiores tanques marinhos do Brasil, com 80.000 litros), com representantes da fauna local e de outros oceanos.

Visando otimizar o passeio e ampliar ainda mais os conhecimentos de seus alunos, é possível visitar o Centro Histórico de Paraty, com orientação de guia especializado.

Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Artes, Biologia, Educação Ambiental.
A quem se destina: alunos do Ensino Fundamental II e Médio.