Você está aqui:

Parque Nacional do Itatiaia + Penedo

O Parque Nacional do Itatiaia, localizado entre os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, foi a primeira área do país a oficialmente se constituir em Unidade de Conservação 14/06/1937. Região de incrível beleza natural, onde a fauna e a flora do são bastante diversificadas, devido principalmente à diferença de altitude de seu relevo e ao clima variado. No interior do parque encontram-se alguns dos picos mais altos do Brasil, beirando os 2.800 m de altitude e a cachoeira Véu de Noiva, uma queda d’água de 30 metros de altura. Os alunos ainda poderão visitar o Museu da Fauna e da Flora. 

A formação de Penedo remete a 1929, quando um grupo de imigrantes finlandeses instalou-se numa fazenda. Esses pioneiros ficaram marcados pela preservação da natureza, com resultados que podem ser conferidos nos dias de hoje. Além dos atrativos naturais, os alunos poderão visitar a Casa do Papai Noel, que localiza-se no shopping Pequena Finlândia, onde a arquitetura reproduz uma pequena cidade finlandesa, com casas de madeira e cores tradicionais, e conta com um espaço para apresentações musicais. 

Outro ponto é o Museu Finlandês Dona Eva Híldenque conserva a tradição com exposições de fotos, peças de vestuário antigas e modernas usadas pelos finlandeses.

O Hotel Fazenda Villa-Forte, onde o grupo se hospedará, é uma atração a parte! Suas atividades hoteleiras começaram em 1918 e ainda hoje conserva a sua casa grande, o antigo engenho de café, a estação de trens, além de algumas áreas de lazer que foram senzalas na época da escravidão. É uma verdadeira e tradicional fazenda com as atrações de um moderno hotel de lazer.

Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Biologia, Educação Ambiental.
A quem se destina: alunos do Ensino Fundamental II e Médio.