Você está aqui:

Bananal (Ciclo do Café) + Usina do Funil

Bananal, durante o ciclo do café, tornou-se a maior produtora brasileira do chamado “ouro negro”; a região era responsável por aproximadamente 50% de toda a produção nacional! A zona rural da cidade foi ocupada por fazendas com belíssimas “casas grandes”, decoradas por seus abastados proprietários com móveis franceses, tapeçarias belgas, pratarias, mármores, lustres de cristal e finas louças trazidas da Europa. 

 

A riqueza do café pagava tudo: Bananal chegou a cunhar sua própria moeda. A região ainda conserva belíssimas fazendas desse período e que estão abertas à visitação, como a Coqueiros e a Resgate.

 

Próximo à Bananal, está a Usina Hidrelétrica de Funil, que foi construída no local chamado Salto do Funil, no rio Paraíba do Sul.  Sua forma de abóboda de dupla curvatura é a única no país e tem capacidade de gerar 216 MW, energia suficiente para atender mais de 700 mil casas! Leve seus alunos e aproveite esta oportunidade para exercitar os conhecimentos de Física adquiridos em sala de aula.

 

 

 

Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Artes, Física, Educação Ambiental.
A quem se destina: alunos do Ensino Fundamental II e Médio.