Você está aqui:

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

No início do século XX já era grande a preocupação, principalmente dos países industrializados, em defender seus ambientes naturais. Foram criadas áreas protegidas para a flora e a fauna, resgatando não só a vida dos ecossistemas e dos mananciais de água, mas também as belezas cênicas dos monumentos naturais. Dentro desse espírito, nascem no país os três primeiros Parques Nacionais: o de Itatiaia, em 1937, e os de Iguaçu e da Serra dos Órgãos, em 1939.

Na sede Guapimirim, o grupo pode conhecer o Museu Von Martiuse as trilhas e poços do Parque, além de assistir a vídeos educativos.

Pretendemos que a visita escolar ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos não seja meramente um passeio ao ar livre, mas a oportunidade da experiência e observação direta de um meio ambiente sadio e equilibrado que estimule a compreensão dos problemas ambientais do país e da comunidade em que se insere a escola, bem como o papel de todos os cidadãos de participação ativa na política nacional de preservação ambiental.

Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Ciências, Educação Ambiental.
A quem se destina: alunos do Ensino Fundamental.