Você está aqui:

Costa do Sol (Região dos Lagos)

Neste projeto multidisciplinar, os alunos terão a oportunidade de vivenciar parte da história do Brasil, desde a sua colonização até sua importância atual nas áreas econômica, social e ecológica.

A Costa do Sol, também conhecida como Região dos Lagos, propicia atividades que aliam lazer e cultura. Em um ambiente agradável e prazeroso, os alunos, acompanhados por guias especializados, conhecerão parte da fauna e flora, os principais acidentes geográficos, seus ecossistemas e as transformações ocorridas pelo desenvolvimento urbano.

Esse passeio também poderá ser realizado em 2 ou mais dias, de acordo com a necessidade da escola.
Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Biologia, Educação Ambiental.
A quem se destina: alunos do Ensino Fundamental IIe Médio.

Ilha Grande

Uma das maiores atrações de Angra dos Reis é, sem dúvida, a exuberância de seu mar. Como não poderia deixar de ser, Angra oferece a seus visitantes a oportunidade de ver, sentir e tocar cada detalhe dessa imensidão.

A Ilha Grande, maior ilha da baía de Angra dos Reis, tem praias e visuais de tirar o fôlego. Várias praias são acessíveis somente caminhando por trilhas ou via barco. A ilha tem alguns núcleos urbanos, como a Vila do Abraão, onde podem ser encontradas várias pousadas, comércio e restaurantes.

Neste passeio, a bordo de saveiro fretado com toda a segurança, será realizado trabalho de biologia marinha orientado por biólogo, abordando os seguintes aspectos:

  • observação do ecossistema de costão rochoso marinho.
  • apresentação dos principais organismos da região em ordem filogenética.
  • observação das principais características dos grupos estudados.

Aspectos históricos também serão abordados na caminhada às ruínas Lazareto na praia Preta (antigo hospital para quarentena de imigrantes na época do Império e posteriormente presídio).

 

 

 

 

Esse passeio também poderá ser realizado em 2 ou mais dias, de acordo com a necessidade da escola.
Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Biologia, Educação Ambiental.
A quem se destina: alunos do Ensino Fundamental II e Médio.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

No início do século XX já era grande a preocupação, principalmente dos países industrializados, em defender seus ambientes naturais. Foram criadas áreas protegidas para a flora e a fauna, resgatando não só a vida dos ecossistemas e dos mananciais de água, mas também as belezas cênicas dos monumentos naturais. Dentro desse espírito, nascem no país os três primeiros Parques Nacionais: o de Itatiaia, em 1937, e os de Iguaçu e da Serra dos Órgãos, em 1939.

Na sede Guapimirim, o grupo pode conhecer o Museu Von Martiuse as trilhas e poços do Parque, além de assistir a vídeos educativos.

Pretendemos que a visita escolar ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos não seja meramente um passeio ao ar livre, mas a oportunidade da experiência e observação direta de um meio ambiente sadio e equilibrado que estimule a compreensão dos problemas ambientais do país e da comunidade em que se insere a escola, bem como o papel de todos os cidadãos de participação ativa na política nacional de preservação ambiental.

Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Ciências, Educação Ambiental.
A quem se destina: alunos do Ensino Fundamental.

Circuito Terê-Fri

O ponto alto do circuito é o Apiário Amigos da Terra, um espaço inteiramente consagrado às abelhas, localizado no coração da região serrana do Estado do Rio de Janeiro e dentro da exuberante Mata Atlântica. Neste incrível passeio, seus alunos aprenderão sobre a origem, a história, a anatomia, o ciclo de vida, a biologia e o comportamento destes seres tão especiais.

Outras visitas, também muito interessantes, poderão ser feitas, como:

  • Jardim do Nêgo, onde o artista trabalha com terra, barro e húmus para fazer gigantescas esculturas ao ar livre.
  • Museu de Taxidermia.
  • Queijaria-escola Frialp.
Esse passeio também poderá ser realizado em 2 ou mais dias, de acordo com a necessidade da escola.
Disciplinas envolvidas: Geografia, Arte, Ciências, Matemática, Educação Ambiental.
A quem se destina: alunos do Ensino Fundamental .

Petrópolis

O Centro Histórico de Petrópolis guarda as lembranças do Império em importantes construções. Faremos um tour pela cidade passando pela Catedral de São Pedro de Alcântara, Palácio Grão-Pará, Palácio de Cristal e pelas casas da Princesa Isabel, de Rui Barbosa, do Barão do Rio Branco e a casa de Santos Dumont.

A visita ao Museu Imperial é o ponto alto desse passeio. Construção em estilo neoclássico expõe o Cetro e a Coroa de D.Pedro II, além de documentos, jóias, obras de arte da Família Real e mobiliário da época. O espetáculo de som e luz também pode fazer parte deste passeio. Um show que conta os fatos marcantes do século XIX e da história imperial brasileira.

 

Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Artes, Ciências.
A quem se destina: alunos do Ensino Fundamental e Médio.